O Cheiro do vaso.


Olá caros leitores, trago de volta a esse blog um tema muito comum na vida de quem mora só! São as pequenas Reformas das casas alugadas, ou seja, problema a vista, como foi visto numa seria de 3 post aqui no Sozinho Comigo a Reforma Inacabada. E de fato totalmente inacabada.

Dias depois, ou melhor, meses depois do “final” da tal reforma meu banheiro ficou com um horrível cheiro de esgoto, era insuportável e já dominara a casa toda até que veio enfim uma luz acima de minha cabeça, exatamente na hora que eu utilizava o trono, digo, o dono do problema. Afinal é nessas horas que temos as melhores idéias possíveis.

Neste exato momento de reflexão da minha vida pode observar que meu magnânimo pedreiro não havia “colado” o vaso no chão ele apenas colocou aqueles enormes parafusos do lado para prendê-lo mais não havia vedado os espaços entre a bacia sanitária e o chão e então percebi que o problema do cheiro vinha dali, e não de dentro do vaso, afinal o vaso não deixa subir o cheiro ruim, pois tem a água que impede isso. Veja o desenho para entender melhor.

Logo eu soube o que fazer bastava retirar… Bem vamos passo a passo assim você pode fazer no seu e eliminar de vez o problema.

1º compre rejunte para azulejos, sabe né!? Aquela massa que fica entre um azulejo e outro, não é o que gruda (argamassa) na parede é o que rejunta.

2º retire os grandes parafusos que segura o vaso ao chão e também bem o nariz, não vai quere sentir o cheiro que vai subir dali.

3º com a massa de rejunte já pronta aplique ela na base onde o vaso vai ficar deixando apenas o cano e os buracos dos parafusos abertos em seguida posicione novamente o vaso no lugar.

4º após apertar bem os parafusos retire o excesso que sobrou nas beiras fazendo um acabamento deixando-o liso

(como na imagem)

Há detalhe use o vaso antes de fazer essa operação porque depois vai ter que esperar secar bem para poder sentar nele isso é quase um dia inteiro. Se o serviço for feito de manhã cedo você vai poder senta no final da tarde. Pode urinar e dar descarga quantas vezes quiser só não sente nele até secar bem a massa.

Nunca mais vai sentir aquele cheiro de esgoto no seu banheiro nem na sua casa.

Abraços e boa sorte.

@jorgecavalcante

13 comentários

  1. Olá Jorge!
    Encontrei teu blog, fazendo uma nova pesquisa sobre solteiros que moram sozinhos.
    Eu sou arquiteta e estou formatando um serviço aqui na minha cidade, Porto Alegre, para atender esse público.
    Por isso, te convido para conhecer o blog, me seguir no twitter (casa_solteiro).
    Vamos manter contato, sim?
    Abraços e parabéns pelo blog.
    Aline Baumgarten

  2. tenho um exaustor para vaso sanitario que retira todos os odores de fezes e gases direto do vaso sanitário sem deixar que se espalhem pelo ambiente do banheiro e ou , assim evitando muitos constrangimentos .
    visite ZARA EXAUSTORES e conheça esse produto
    é novo e cumpre o que promete mesmo .
    produto inédito

  3. Pesquisando na NET sobre como colocar rejunte em volta do vaso, cheguei até vc. Gostaria que me tirasse uma dúvida: Tirei o vaso pois o mesmo encontrava-se entupido, e chamar o desentupidor, ficaria 120 reais. Blz, desentupi encaixei o mesmo no lugar onde estava, ficou do modo que vc conta aqui. Mas depois de alguns dias (ainda sem colocar o rejunte, qd se dá descarga, vasa água dessa parte onde irá o rejunte. Pode me dizer pq? E mesmo vazando, se eu secar, o rejunte pode ser aplicado?
    Agradeço se puder ajudar.

    • Olá Gislaine,
      O problema é que o vasso sanitário ai do seu banheiro pode estar sem a borracha de vedação que fica na base dele, ou mesmo ela deve esta gasta ou resecada.
      Primeiro veja o estado da borracha de vedação, ela é responsavel pelo não vasamento de água na base.
      se não for isso, veja se o encaixe esta realmente bem colocado, se estiver então não falta nada.

      estando com a borracha boa e a base bem encaixada, retire novamente o vaso sanitário e prepare o rejunte. coloque o rejunte em toda a base por volda do burraco e depois sente o vaso sobre a massa de rejunte pronta, em seguinda faça o acabamento como na base visto na foto acima. ATENÇÃO só use o vaso sanitário depois de 5 horas, o melhor é que faça esse serviço a noite depois que não prentende mais usar, ou mesmo no final de semana quando for sair de casa.

      veja nesse link a Borracha para você saber do que estou falando. http://www.vedavaso.com.br/site%20vedavaso%20alterado/vpopular.htm

  4. Olha estamos com esse problema, só que os vasos que compramos é da Marca Roca tem uma abertura no fundo, então tudo que fizer não resolve, chamei a assistência técnica que vai trocar os vasos pelo mesmo modelo, o que só milagre vai resolver.
    Estou decepcionada em não ter visto antes que existiam esses furos atrás dos mesmo.
    O cheiro é insuportável.

  5. As informações são muito boas, parabéns! Instalamos inúmeros vasos sanitários nas últimas construções e alguns deles apresentaram problemas de vazamento e cheiro de esgoto ao ponto dos inquilinos não suportarem ficar no imóvel. E toda vez que os vasos foram removidos, constatou-se que o anel de vedação não havia sido colocado corretamente (estava fora do lugar), o que permitia que o cheiro do esgoto passasse. Como esse anel se molda ao ser instalado, não tinha mais como reaproveitá-los, então foi necessário comprar outros que ao serem instalados corretamente eliminaram todo o cheiro de esgoto. Por outro lado, já tivemos vários problemas de vazamento na curva do cano da descarga de água que é conectado ao vaso sanitário e constatamos que isso vinha ocorrendo em razão de não ter sido deixado o espaço necessário entre a parede e o vaso – porque quando não há espaço suficiente a curva do cano fica pressionada/forçada, o que acaba gerando vazamentos. O ideal é que o buraco onde é colocado o vaso fique distante da parede o suficiente para que a curva do cano da descarga de água de parede não fique pressionada. Essa distância é padrão determinada pelas fabricantes das descargas de parede. E quando essa distância não é suficiente, uma das soluções é cortar parte da curva deste cano e colocar uma um joelho para diminuir o tamanho fazendo com que o cano não sofra pressão, algo que ocorre quando está num espaço menor do que o que precisa.
    Lucélia Schirrmann (Administradora da Mix Empreendimentos Ltda.)

  6. Cara é o seguinte foi trocado duas vezes o anel de vedaçao também foi todo rejuntado como mostra a foto mas mesmo assim continua o maldito cheiro parece que o cheiro sai dos furinhos que sai agua da descarga é um vaso aclopado tem agua no fundo me diz o que pode ser? agradeço

    • Oi Fernanda, nossa dica de rejunte é realmente para casos extremos e geralmente em aparelhos sanitários mais antigos. Os novos modelos principalmente com caixas acopladas costumam não precisar disso. Mas vamos lá ver o que mais pode ser feito.
      Primeiro: veja se realmente o cheiro ruim esta vindo do vaso, as vezes podem vir do ralo do banho ou mesmo da pia, esse problema é causando quando não há o sistema de vedação por água, aquela curva que o cano do esgoto faz pouco antes de entrar na parede ou a água que fica dentro do ralo e impede o cheiro ruim voltar.
      Segundo: A borracha (anel de vedação) que vai na base do vaso sanitário não é a adequada, pode ser que seu aparelho sanitário seja de um modelo diferente da mesma marca, então na hora de comprar a peça você deve ver se é compatível com o modelo. Se seu aparelho for novo, geralmente só a borracha de vedação e os parafusos são o suficiente para vedar o cheiro ruim.
      Terceiro e último: Existe dois tipos de situações que são: o uso de esgoto de rua o convencional em grandes cidades e o uso de fossas geralmente em cidades que não possuem redes de esgoto esgotos: Se o seu caso for uso de esgoto, a distância do banheiro até a saída para o esgoto pode contar muito, isso deve ser observando o quanto os canos fazem curvas até chegar nele criando pressão de ár que volta quando acionado a descarga ai só um bombeiro hidráulico pode lhe ajudar, ou se seu caso for fossa, ela pode estar sem o que chamamos de respiro, uma saída de gás que a fossa tem que ter exatamente para não criar pressão internar que pode voltar para o vaso e pias da casa.
      Veja se ajudamos e deixe seu comentário. Abraços e boa sorte!

  7. O problema do mau cheiro eu resolvi aqui em casa tapando os dois furos que ficam por trás do vaso com rolha de vinho. Isso mesmo! Tapei os buracos com rolha e com fita veda rosca. Nada de cheiro. Não era anel de vedação nem rejunte. Eram os malditos buracos. Agora estou livre do maldito cheiro de esgoto aqui em casa. Só não sei porque fazem estes buracos. Para que servem? Para feder a nossa casa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s